A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas é uma organização criada pela Maçonaria, para moças de 11 anos completos a 20 anos, com ou sem parentesco maçônico, necessitando apenas de um ' apadrinhamento ' de um maçom ativo e/ou indicação de outra Menina Arco-Íris. Pode ser de qualquer religião, contanto que acredite em um Ser Superior. Tem como objetivo moldar pessoas educadas e amigas, que se importam como mundo e gostam de ajudar.
A Ordem foi fundada em McAlester, Oklahoma em 6 de abril de 1922. A partir desta data criaram-se Assembléias Arco-Íris em várias jurisdições pelo mundo, dentre elas estão: Estados Unidos, Brasil, Alemanha, Aruba, México, Itália, Austrália, Filipinas, Romênia, Paraguai, Japão, Canadá e Paraguai.
Cerimônia de Instalação e Posse - XIV Gestão da Assembleia Nª02 Santos,SP
A Ordem Internacional do Arco-íris para Meninas é uma organização dedicada à edificação do caráter das adolescentes através dos preceitos: Amor ao lar, à família e ao próximo; Crença na existência de Deus; respeito para com a natureza; crença na imortalidade da alma; fidelidade e dignidade de caráter; patriotismo e amor pelo país; liderança efetiva; e serviço em prol da humanidade e da comunidade.
Em nosso país, as primeiras notícias sobre a Ordem foram trazidas pelo Mestre Maçom José Rodrigues Filho (Patrono do Arco-íris no Brasil), que teve suas aspirações encampadas pelo também Mestre Maçom João Chiarelli Salgado, grau 33°, sua esposa Mára Drummond Salgado e mais um grupo de Tios e Tias da Loja Maçônica Acácia do Oeste I nº 44 de Cascavel, Paraná. No dia 16 de maio de 1992, foi fundada a Assembleia Caminho de Luz I, de Cascavel. O Tio Salgado foi nomeado pela Suprema Assembleia o Supremo Deputado da Ordem do Arco-íris para o Brasil, sendo o primeiro a exercer este cargo na América Latina.
Hoje, na Grande Jurisdição do Paraná, existem Assembleias em 14 cidades do Paraná: Cascavel, Londrina, Astorga, Paranavaí, Francisco Beltrão, Umuarama, Arapongas, Cruzeiro do Oeste, Toledo, Rolândia, Ponta Grossa, Curitiba, Foz do Iguaçu e Marechal Cândido Rondon. Ainda fazem parte desta jurisdição Assembleias nas cidades de Guaraí e Araguaína, no Tocantins, em Belém, no Pará, no Mato Grosso do Sul, em Campo Grande e Mundo novo, e duas Assembleias no Paraguay, nas cidades de Assuncion e Ciudad Del Este.
Em solo brasileiro, temos ainda a Grande Jurisdição do Espírito Santo, que conta com cinco Assembleias e a Grande Jurisdição de São Paulo, a qual também abriga Assembleias de Minas Gerais e Distrito Federal.
A Ordem foi baseada na história de Noé, que está em Gênesis 9, na Bíblia Sagrada. Lá é contado o motivo de o arco-íris aparecer no céu, depois de forte chuva. As cores do arco-íris representam as sete virtudes que uma menina deve ter. São elas: Amor, Religião, Natureza, Imortalidade, Fidelidade, Patriotismo e Serviço.
As Assembleias do Arco-íris podem ser patrocinadas por uma ou mais Lojas Maçônicas, por um Capítulo da Ordem da Estrela do Oriente, da Ordem de Amaranth ou da Ordem do Santuário Branco de Jerusalém.
A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas ajuda a promover a auto estima e a liderança entre seus membros. Como membro, a garota aprenderá a importância do comportamento (etiqueta) apropriado. Ela aprenderá habilidades para falar em público e participará de reuniões presididas por garotas de sua idade. Embora havendo sempre a presença de um adulto que as orienta, todas as reuniões são conduzidas pelas meninas.
Fonte
Fonte
Para ver mais fotos aqui
É muito bom ver organizações como essas,que buscam estimular o crescimento de meninas em suas vidas.Não tinha lido ainda algo do tipo,mas pelo pouco que vi,são muito importantes os ensinamentos.
ResponderExcluir