Conselho de Amiga - Detona Ralph

“Não quero ser ninguém além de mim.”


Detona Ralph conta a história de Ralph, vilão do jogo Conserta Félix Jr, seus companheiros de jogo o descriminam pelo fato dele ser um vilão e até mesmo o herói do jogo, Félix, que é uma boa pessoa, não se importa muito com ele.

Ao tentar participar sem ser convidado para a festa de 30 anos do seu jogo, Ralph é confrontado por um dos moradores da vila do jogo. Ele é agredido psicologicamente e desafiado a voltar com uma medalha de herói, medalha essa que Félix ganhava sempre que o jogo terminava.
Ralph então começa a sua jornada pelo mundo dos games para provar a todos e a si mesmo que ele não é mau só por ser um vilão, nessa missão ele conhece Venellope e a ajuda a restaurar o seu jogo.

A primeira lição que podemos aprender com Detona Ralph é que não devemos julgar pessoas apenas pela imagem que elas passam, pessoas são muito mais que rótulos, pessoas são sorrisos, são amizades e são sonhos.

Mesmo que a gente possa ter problemas, tenhamos defeitos ou que talvez a gente tenha atitudes/açoes que podem incomodar outras pessoas, que a gente não seja “padrão”, não importa o motivo, o primeiro passo e talvez a maior lição desse filme é autoaceitação.

Você precisa se aceitar do jeito que você é? É difícil? Nossa! Pra caramba, mas já parou pra pensar que muitas vezes o que importante, bonito, especial para outras pessoas não é assim tão legal pra você? Exatamente porque as pessoas são diferentes. Não importa o que digam, pensem, falem, entenda, você é única no mundo, ninguém é igual a você e isso é MUITO especial, é exclusivo, é raro, é excepcional e mesmo que você não acredite ou não queira, só o fato de você existir já faz de você alguém único e por esse motivo importante.

É uma caminhada longa, eu já falei ali em cima que é difícil mas a partir do momento que você der o primeiro passo pra auto aceitação as pessoas também vão começar a enxergar toda essa importância também.

Vale lembrar que a gente também precisa começar a enxergar tuuuuuuuudo isso nas pessoas que estão a nossa volta e no Bethel não pode ser diferente né? A gente precisa ver toda essa importância em cada uma das nossas irmãs e ajudar uma a outra nessa caminhada para se autoaceitar, já pensou no quanto vai ser mais fácil se vocês fizerem isso juntas? Isso a gente pode enxergar também na amizade do Ralph com a Vanellope, tudo é mais fácil depois que os dois estão nessa missão juntos, a amizade da Vanellope ajuda o Ralph a ver o que era importante nele e a amizade do Ralph ajuda a Vanellope a ter de volta a vida dela. (Mas vamos falar mais da amizade dos dois no post do Wi-Fi Ralph. Spoiler haha).


Cada um tem seu lugar no mundo, todo mundo ta aqui por uma missão, tudo se encaixa e o todo não fica completo se faltar alguém, é igual aqueles quebra-cabeças grandões que ficam super esquisitos quando falta uma pecinha.

Tire um tempinho hoje para pensar qual é o seu objetivo, a sua missão nessa “fase do jogo” que a gente chama de vida.

Posso propor uma tarefa? Alô Conselho Guardião, vocês estão por aqui também? Que tal se na próxima reunião todo mundo marcasse de chegar 30 minutos mais cedo? Sentar todos, filhas, tios, tias em uma roda e a honorável ou a guardiã entregar para cada um uma folha de papel onde na parte de cima vai estar escrito apenas o nome de cada um,quando todo mundo estiver com as suas folhas, você vai passar para a pessoa que está a sua direita e ela vai ter um minuto para escrever qual a sua missão na vida dela, ou o porque você é importante pra ela e a folha ir passando de pessoa pra pessoa até voltar pra você. Não vai ser mágico poder ler tudo no final, será que isso não vai te ajudar a entender a sua função no “jogo”? As vezes você faz uma diferença que nem imagina. Vamos tentar?

No finzinho do filme o Ralph declara que nem se importa mais que as pessoas o levantem e o joguem do prédio no fim do seu jogo, porque na hora que eles o levantam ele consegue ver a Vanellope no fliperama da frente, e isso também é uma boa lição, sabe porque? As vezes a gente fica sem motivação, a gente acorda, segue a rotina diária, dorme para no outro dia fazer as mesmas coisas, só que a gente não enxerga que o diferencial as vezes está nos pequenos detalhes, num sorriso, em um bom dia, em um abraço, encontre uma motivação pro seu dia e se deixe cativar por ela, na magia das pequenas coisas, no simples e mais, seja você esse “bom dia”, o diferencial no dia das pessoas, acho que vocês se lembram de um momento em que juraram fazer algo em cada dia de suas vidas, vamos colocar essa promessa em prática? Essa pode ser uma ação.

Por fim, fica a reflexão do Ralph “Não quero ser ninguém além de mim”, acredite em você, acredite em tudo o que você é capaz, no quanto você é importante, no quanto você faz a diferença e tenha a certeza de que no final você vai encontrar a sua medalha.


Bia Nunes

0 comentários:

Postar um comentário

Com amor de Jó,