Ter a unificação das letras das músicas cantadas nas cerimônias das Filhas de Jó Internacional no Brasil, sempre foi um sonho e com a aprovação da realização de congressos nacionais no Brasil, abriu-se uma excelente oportunidade de tornar este sonho realidade.
Esta porta foi aberta já no I CONABB, realizado em Recife, Pernambuco, de 19 a 21 de outubro de 2012, ano em que tivemos também a publicação do Ritual e do Ritual Musical revisados na Suprema Sessão de 2011, portanto, todo o trabalho já foi pautado nas letras e notas musicais revisadas.
Após exaustivo trabalho de coleta antecipada de livrinhos de músicas de diversos estados, arquivos com gravações de músicas cantadas e preparação de uma planilha comparativa na qual, cada música foi colocada e, linha a linha, traduzida e comparada às versões existentes, identificamos músicas que nunca tinham sido traduzidas e músicas com até doze (12) versões diferentes, como foi o caso de "Abram as Portas do Bethel".
No I CONABB houve votação para definir se as jurisdições de fato desejavam a unificação e foi aprovada por unanimidade. Foi possível então, discutir e votar oito (8) músicas, sendo elas: "Abram as Portas do Bethel", "Nós Somos as Filhas de Jó", "Santo, Santo, Santo", "Doce Hora da Prece", "Prece Canção de Mães, Pais e Guardiões", "Agora Nosso Trabalho Acabou", "Avante Soldados Cristãos" e "Sincera Serei". Todo o material de estudo foi colocado a disposição para quem tivesse interesse.
No II CONABB, realizado em Contagem, Minas Gerais, de 10 a 12 de outubro de 2015, foram realizadasreuniões com a presença e orientações da Past Suprema Guardiã Toni Underwood, nas quais algumas letras foram discutidas e cantadas por Filhas dos estados do Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo tendo também como base, as gravações das músicas cantadas em inglês, especialmente para nós, pelo Coral de um Bethel de Maryland, EUA que participou da competição entre Corais, na Suprema Sessão de 2015.
No III CONABB, realizado em Guarapari, nos dias 13 a 15 de outubro de 2017, estas sugestões de letras foram apresentadas em reunião com todos os participantes do Congresso e votadas de forma que foi possível completar a lista de músicas para que fossem incluídas no eRitual (em format eReader), hoje disponível na Amazon. Adicionalmente, a Suprema Guardiã, Shelly Cole, e a Suprema Deputada para o Brasil, Marcy Jaqua, informaram que todos os Bethéis do Brasil deverão adotar estas letras até 31 de julho de 2018, de forma que as atividades das gestão do segundo semestre de 2018 já iniciem em conformidade com a unificação.
Após um árduo trabalho realizado pelo comitê de unificação do ritual musical, temos enfim a versão unificada das músicas cantadas.
O download está disponível no link abaixo e também na aba de músicas do Blog FDJ Brasil.
Excelente
ResponderExcluirOi mulheres mais justas da terra.
ResponderExcluirSó vai ter "Avante Soldados Cristãos" pra saída?
ResponderExcluir