IVANETE PEREIRA RIBEIRO


IVANETE PEREIRA RIBEIRO

GUARDIÃ DO GRANDE BETHEL
PAST GRANDE GUARDIÃ DO GRANDE CONSELHO GUARDIÃO 2011-2012

1 – Inicialmente fale um pouco de você, sua família, escola/faculdade, trabalho e que costuma fazer nos momentos livres


Nasci no Norte de Minas, em Salinas. Estudei na Universidade Federal de Viçosa, sou pedagoga, psicopedagoga e mestra em Educação e Sociedade. Trabalho como supervisora pedagógica no ensino fundamental, sou casada E tenho uma filha que é uma bênção de Deus, nos meus momentos livres gosto de ler livros da filosofia espírita. Gosto de conhecer pessoas, de uma boa conversa e ouvir músicas.

2 – Como foi o seu primeiro contato com a Ordem Internacional das Filhas de Jó

Meu primeiro contato com a ordem foi através de meu irmão mais novo que é maçom e padrinho da minha. Isso aconteceu no ano de 2003, quando minha filha iniciou na Ordem.

3 – Você participa de outras organizações?Se sim quais? Como faz pra conciliar as atividades com família e trabalho?


Participo da Fraternidade Feminina, sou da diretoria do Sindicato dos Professores Municipais de Varginha. Sempre dou um jeito de me organizar para não deixar principalmente minha família de lado.

4 – Quais os cargos/funções que você ocupou dentro da ordem das Filhas de Jó?! No momento você estar com algum cargo?!


Nestes quase 10 anos de ordem já participei de todos os cargos do Conselho Guardião do Bethel, fui vice Grande Guardiã em 2010-2011 e Grande Guardiã do Grande Conselho –MG 2011-2012.

Atualmente, sou a Guardiã do Grande Bethel de Minas Gerais e Guardiã de paramentos do meu Bethel, cargo que considero importante dentro de um Bethel.



5 - Qual o momento mais marcante que a Ordem lhe proporcionou?

Dois momentos:  O primeiro quando minha filha venceu o concurso de Miss Estadual para Minas Gerais e depois em um Campeonato Estadual de Ritualística no Estado de Montana-USA. O concurso mineiro me causou mais emoção do que quando ela passou no vestibular.

6 - Qual a lição que a Ordem trouxe que lhe possibilitou mais mudanças na vida pessoal? 

São muitas lições. Aprendi a importância do conhecimento e da sabedoria. Aprendi que evolução espiritual não é uma tarefa fácil, ela se dá através de atritos e adversidades. Aprendi a repudiar a vaidade e aprendi que não somos nada. Quando vamos para o oriente espiritual não levamos nada de material ou as nossas conquistas terrestres. Levamos apenas os nossos bons pensamentos e o bem querer ao próximo. E aprendi que o próximo na ordem não é aquele que nos querem bem, mas aquele que sempre nos coloca obstáculos e desafios.

7 – Quais os projetos ou trabalhos que você realizou na ordem?!

Minha filha iniciou na cidade de Santa Rita do Sapucaí, e na nossa cidade de Varginha não tínhamos Bethel. Assim, com ajuda de pessoas formidáveis conseguimos fundar o Bethel Princesa do Sul. Nosso trabalho no Grande Conselho Guardião de Minas Gerais conseguimos junto com a nossa equipe realizar várias mudanças no Estado de Minas.

8–Recentemente aconteceu a Grande Sessão de MG cotando com uma grande participação dos membros da ordem da jurisdição. Conte-nos um pouco de como é organizado a Grande sessão, o que acontece durante o evento e como contribui para o crescimento da ordem no estado de MG. 

A Grande Sessão é o momento mais esperado da Ordem em Minas.
A organização da Grande Sessão começa desde o inicio da Gestão. São muitos detalhes que são discutidos e determinados através de uma incrível equipe. Todos trabalham muito. Durante a Grande Sessão são realizadas diversas atividades. Os Conselhos Guardiões de Betheis têm atividades com o Grande Conselho, onde há assembléias para discussão dos assuntos do Estado, aprovação de sugestões de emendas para o nosso Manual de Regras e Regulamentos, apresentação do relatório da Gestão, e eleição do Grande Conselho. As Filhas são responsabilidade do Grande Bethel de Minas Gerais, que a cada ano, supera as expectativas e brilham em seus trabalhos. São gincanas, dinâmicas, show de talentos, estudos ritualísticos, brincadeiras. O Grande Bethel também trabalha na decoração do evento, nos detalhes que encantam, e claro, organizam as Cerimônias de Posse do Grande Bethel, e o Concurso e Coroação da Miss Filha de Jó Estadual.
A Grande Sessão de 2012 foi um marco muito importante pro estado, já que foi a primeira vez que uma Filha de Jó mineira recebeu o Grau de Púrpura Real. Foi uma grande alegria para todos nós proporcionar esse momento a Filha Fabiana de Luna.
A Grande Sessão para o nosso estado e o momento onde as idéias se juntam, o amor pela Ordem se reúne, e nobres ideais são colocados em prática.


9 - Quais são as suas perspectivas para a Ordem Internacional das Filhas de Jó no futuro?

Essa pergunta é muito bacana!
A perspectiva é que os Membros Maioridade assumem seus cargos nos Conselhos dos Bethéis e também nos Grandes Conselhos, como acontece nos países com mais tempo de Ordem, como os Estados Unidos.
 



Assim, me despeço agradecendo ao nosso Grande Pai Celestial pelas oportunidades a mim concedidas, pelas pessoas que conheci nesta ordem e pelo privilégio de aprender e conviver em uma Ordem tão perfeita feita de pessoas imperfeitas, fato que a torna mais encantadora!


4 comentários:

  1. uhuuuuuuuuuuul tia ivaaa

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Tia Ivanete, você nos transmite muita energia positiva e entusiasmo pela Ordem. Grande abraço e conte comigo, Tio PC.

    ResponderExcluir
  3. Tia linda!
    Aprendi demais nesse um ano de convivência com ela!
    Ainda bem que mais um está por vir... E acompanhando mais de perto, no Grande Bethel!

    ResponderExcluir

Com amor de Jó,