Responsabilidade
Ao procurarmos o significado de responsável no dicionário achamos o seguinte: “Que responde pelos próprios atos ou pelos de outrem. Que é causa de algo”.
Infelizmente nos dias de hoje são poucas pessoas que aplicam isso em suas vidas, no Bethel não é diferente. Há poucas meninas que se dedicam e aplicam a responsabilidade nos bethéis.
Lembro–me bem que na minha época de Filha de Jó ativa a responsabilidade era acima de tudo. Se assumíssemos um compromisso era obrigatório cumprir e meus pais cobravam isso. Hoje não se tem muito isso!
Aquelas meninas que a Honorável Rainha confiou e nomeou, as meninas que o Bethel votou, não tem muita responsabilidade. Sabem os horários e os sábados das sessões e faltam, muitas vezes não avisam deixando o Bethel todo desestruturado.
Hoje a menina não quer saber de decorar a fala ou entender o que significa o cargo, por exemplo, vai apenas para desfilar de vestes no templo. Se você chama para uma conversa, as desculpas são sempre as mesmas: que tem muita coisa para fazer, que está corrido, que a escola está tomando o seu tempo, etc, etc, etc.
Mais o maior problema é: esquecem que o Conselho, o Membro de Maioridade também estuda, trabalha e muitos até estão cansados, tem um marido para dar atenção, uma casa para manter e as vezes até filhos. Mas, acima de tudo isso, estão presente no Bethel todo sábado para acompanhar as meninas, doando o seu tempo a elas.
As vezes parece que as meninas estão indo ao Bethel visando apenas uma coisa: SER HONORÁVEL RAINHA, ter um título. Porém, atitude de filha de jó, nenhuma!
O que mais me entristece é que chamar atenção, jamais! Muitos pais acham ruim se você chamar atenção para uma certa atitude inadequada e, na verdade, só estamos tentando ensinar, lembrá-las que há regras, que certa atitude, roupa, postura, não é adequada para aquele momento.
O que vale no mundo de hoje é a VAIDADE, o EGO, o INDIVIDUALISMO e isso está crescendo na Ordem. Não que seja culpa da Ordem ou que estejamos fazendo o trabalho errado, mas sim porque a SOCIEDADE está deste jeito.
Portanto devemos analisar, reavaliar, pensar, tentar mudar nossas atitudes. Se querermos mudar o mundo, que mudemos primeiramente a nós mesmo. O Bethel é um grupo, uma família, somos todas iguais e devemos caminhar juntas.
Por Deborah Fantini, Membro de Maioridade Bethel 12 Jau,SP
Muito bom!!!!
ResponderExcluirExcelente esse texto, vou copiar no Blog do meu Bethe. Parabéns Deborah, seu texto fala na vrdade do que acontece em muitos Bethéis.
ResponderExcluirLevando pra reunião no Sabado com certeza ! HAHA, Muito bom, irmãs !
ResponderExcluirÓtimo texto!
ResponderExcluir