HISTÓRIA DOS HINOS: ELE ME GUIA



O Salmo 23 é um dos mais belos trechos da Bíblia e, certamente, um dos mais cotados. Ele é a base para uma de nossas mais belas Cerimônias de Instalação e a melodia e a letra de "Ele me guia" dão forças aos propósitos esperados pelos nossos membros. 

“Ele me leva nos caminhos da justiça pelo amor do Seu nome.”Salmos 23:3
 
Nas noites de Outono, enquanto dormimos pacificamente em nossas camas, milhões de aves canoras (aves que cantam) viajam sob a escuridão, rumo ao sul. De alguma forma, eles sabem que é o seu caminho. Deus lhes deu um sistema interno de orientação... se Deus guia suas mais pequenas criaturas, Ele também não guiará seus filhos? O salmista pensava assim, dizendo "Ele me guia... Ele me guia..." (Salmos 23:2).
 
Dr. Joseph H. Gilmore, filho de um governador de New Hampshire, deu essa explicação sobre a escrita do seu famoso hino sobre o tema:

 ‘Como um jovem recentemente graduado... fui substituir por dois domingos na Primeira Igreja Batista da Filadélfia. No meio da semana de serviço, em 26 de Março de 1862, fiquei encarregado a dar ao povo uma explicação sobre o Salmo 23, o que eu tinha dado antes, em três ou quatro ocasiões, mas dessa vez eu não tinha mais que as palavras "Ele me guia." Essas palavras apoderaram-se de mim como nunca havia acontecido antes, e eu vi nelas um significado o qual eu nunca havia sonhado. Era o momento mais sombrio da Guerra Civil. Eu não me referi a esse fato - ou seja, não creio que eu o tenha feito -, mas subconscientemente isto pode ter me levado a perceber que a liderança de Deus é o único fato significativo na experiência humana, que não faZ diferença como estamos sendo conduzidos, ou para onde somos levados, contanto que tenhamos a certeza de que Deus é quem está nos levando. No encerramento da reunião, alguns de nós permanecemos na sala à espera do meu anfitrião, Deacon Watson, e continuamos a conversar sobre o que eu havia enfatizado; e, em seguida, em uma página em branco a partir da qual eu tinha intenção de falar, eu esbocei o hino, falando e escrevendo ao mesmo tempo e, então, entreguei-o para minha esposa e não pensei mais nisso. Ela o enviou para a “The Watchman and Reflector”, um informativo publicado em Boston, onde foi primeiramente impresso. Eu não sabia, até 1865, que meu hino havia se transformado em música por William B. Bradbury. Fui para Rochester para pregar como um candidato da Segunda Igreja Batista. Indo em sua capela... peguei um hinário para ver o que eles estavam cantando, e o abri em meu próprio hino, "Ele me guia."’


Tradução: Larissa Nogueira Domingues, PHR do Bethel Princesa do Sul # 41 de Varginha-MG e Semíramis Dominghetti, PHR/MM Bethel Santa Rita # 11 de Santa Rita do Sapucaí-MG. 


Veja também:


COMO É GRANDE A TUA ARTE
SANTO SANTO SANTO
AGORA O DIA ACABOU
MINHA FÉ OLHA POR TI
AVANTE SOLDADOS CRISTAOS
PERTO MEU DEUS DE TI

2 comentários:

  1. Oi!! Quando levei algumas histórias dos hinos para o Bethel, para que as meninas conhecessem, escrevi um algo a mais, e também coloquei a música original para ouvirem....

    Vejam neste link a música "Ele me Guia" em uma versão que mal conhecemos, como é linda!

    http://www.youtube.com/watch?v=KXeCQgOlx4Q

    E abaixo algum comentário do que sintetizei sobre os ensinamentos!


    Nota da Fabiana:
    Queridas irmãs... Algumas talvez já saibam, mas nossa querida fundadora, Mãe Mick, adotou o Salmo 23 como o Salmo protetor da Ordem Internacional das Filhas de Jó. Tanto que uma de nossas Cerimônias Oficiais na Ordem é uma chamada “Salmo 23”.
    Na iniciação somos “peregrinas”, ou seja, caminhamos em nosso “Destino”, recebendo lições sobre a história de Jó, e lições de vida, e a cada Época em que somos lideradas, marchamos dentro do Bethel sob a melodia de “Ele me Guia”. Talvez, inconscientemtne, esta música e melodia nos dê forças para matermos nossa fé mesmo nos momentos mais difíceis, que é uma alusão à vida profana, a vida “lá fora”.
    Podemos caminhar em todas as estradas da vida, em qualquer parte do mundo, se soubermos que Deus guia nossos passos, e por isso, não precisamos temer...
    Faz alusão a “não estarmos sozinhos”, nunca, pois Deus sempre está conosco, em todos os momentos.
    A vida é uma grande iniciação, a passagem de uma vida, de conhecimentos, de sentimentos, de crescimento, para outra vida, melhor, de mais conhecimento, de evolução, de amor... nesta passagem, neste caminho, enquanto caminhamos, nunca estamos sozinhos... “Ele nos guia...”

    ResponderExcluir
  2. Aqui tem uma letra com tradução e outra versão cantada!

    http://musicaetraducao.com/2010/he-leadeth-me/

    ResponderExcluir

Com amor de Jó,