Em 1993, por volta do mês de agosto, o Tio Francisco de Assis Santiago, veio a cidade de Mossoró ter contato com os seus irmaos da Loja Maçônica União Mossoroense nº7, através do então Venerável Mestre Tio Luid Guerra Fernandes, Secretario Tio Aldo Coutinho, e demais maçons que compunham a Loja, apresentar o projeto de fundação de uma associação de jovens moças na cidade, para auxiliar na formação sócio-intelectual daquelas e aumentar o convivio familiar no seio maçonico. Tratava-se da Ordem Internacional das Filhas de Jó, fundada nos Estados Unidos e recém chegada no Brasil.
A proposta trouxe receios, por seu caráter inovador, mas trouxe acima disso, paixãao e entusiamo aqueles que a abraçaram e realizaram nos dois meses seguintes reuniões nas Lojas da cidade, com intuito de formar o Conselho Guardião e selecionar as jovens que seriam fundadores desse Bethel. Dia 21 de novembro de novembro 1993. Casa cheia, o Templo da União Mossoroense estava repleto de maçons, samaritanas, autoridades civis, diretores de colégios e pais daquelas moças. em cerimonia belissima, realizada sob a regencia da Honoravel Rainha do Bethel de Caicó, segundo a ser fundado no Brasil e Bethel Mater do RN. Sob as graças do Pai Celestial, Bethel # 02 Mossoró fundado e instalado.
Tivemos nossas dificuldades, desde a dificuldade de informações sobre a Ordem, ainda recente no Brasil, até o desafio de mantar acesa esta chama jovem e vibrante, de pura energia. mas baseados na persistencia de Jó, que tudo suportou e enfrentou para ao final triunfar, seguimos em frente.
Ao longo dos 15 anos de existencia, buscamos experiencia e muito fizemos. Espalhamos frutos fundando Bétheis nos estados do Amazonas, Ceará, Maranhão e Bahia, além dos betheis 04 Caraúbas e 05 Mossoró, aqui no Rio Grande do Norte; recepionamos a Suprema Comitiva em 1994, realizamos festas, feijoadas com fins filantropicos, distribuição de donativos aos necessitados; o II Congresso Interestadual em 1995, um Simpósio em 1997, o X Congresso Norte-Nordeste da Ordem em 2004, com representantes de varios estados do país. Além de parceria com os primos Demolays, Tios Maçons, samaritanas e com a Prefeitura Municipal, dentre outros em trabalhos que nos permitem exprimir quao bela e útil socialmente nossa Ordem pode ser. por nossos livros já figuraram mais de 230 filhas.
Em 2005 as portas do Grande Bethel das alturas se abriram para nós e tivemos uma tristeza que nos despedir de uma Filha querida. Mas com motivos de alegrar, temos tantos outros Membros de Maioridade, hoje mulheres, mães de familia, profissionais, profissionais bem sucedidas. Algumas já participaram e continuam participando do Conselho Guardião do Bethel. Também estao em nossos livros o nome de algumas Misses Filhas de Jó para o Rio Grande do Norte, incluindo Jeane Dantas (2009/2010) e ainda Giany Pedrosa que foi em 2007 condecorada com o belo e significativo Grau Purpura Real por seus serviços prestados a Ordem e que hoje atua como Suprema Deputada Assistente para o Rio Grande do Norte.
Texto retirado do Livro "Filhas de Jó Sonhos que se tornaram realidade no Nordeste" produzido pela irmã Anna Rebecca de Barros Lins, Miss Filha de Jó Nordeste 2007/2009 e Membro do Bethel 03 Caruaru,PE.
Compartilhe conosco também a história do seu bethel enviando um texto e fotos para contato.fdjbrasil@gmail.com
Nossa que coisa Lindaa ver a história do meu Bethel lindo aqui no blog. Ao longo de todos esses anos como filha de Jó, tenho um orgulho imenso da evolução e do crescimento de nosso Bethel. Obrigada pelo reconhecimento de vocês, são esses pequenos gestos que fazem esses quase 19 Anos de história valerem a pena!
ResponderExcluirSó lembrando que a Irmã Jeanne Dantas também atuou como Miss Filha de jó Nordeste na Gestão 2010/2011 - um Grande Orgulho para nós. E na foto, são apenas algumas representantes do Bethel em visita ao Bethel 05, Hoje nosso Bethel conta com aproximadamente 45 membros regulares. Com Amor de Jó! ;***
Adoro o meu bethel e por ele não trocoe nem abro mão de nada, obrigada pelas chances a qual vocês me proporcionaram, brigadão irmãs. Beijus
ResponderExcluirVitória Fernandes-Bethel#02 Mossoró